segunda-feira, maio 16, 2011

Projeto Bulling

ESSE PROJETO SERÁ DESENVOLVIDO PARA ATINGIR VÁRIOS OBJETIVOS INCLUINDO COMO PARTE DAS ATIVIDADES DO CURSO INTRODUÇÃO DIGITAL REALIZADO NO NTEM - PONTA PORÃ


ESCOLA MUNICIPAL Mª LÍGIA BORGES GARCIA


TEMA:  Bulliyng
SALAS QUE VAI SER DESENVOLVIDO: jardim ao 9º ano
NÚMERO DE ALUNOS ENVOLVIDOS: 490
TEMPO DE DURAÇÃO: maio a julho/2011
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa, Cidadania, Ciências, Artes, Espanhol e Matemática.
APOIO NO DESENVOLVIMENTO: Mª Erineuda de Oliveira Ferreira e Admar Vieira Marques Junior

JUSTIFICATIVA

A muito se sabe que os adolescentes, tem muita dificuldades em conviverem, sem  brigarem, colocarem apelidos uns nos outros, no entanto nos últimos anos a situação tornou-se cada vez pior, psicólogos e outros profissionais que trabalham com adolescentes, percebem que   é um problema a ser enfrentado, que está encontrado nas formas de atitudes agressivas, intencionais e repetida, ocorrendo sem ou com motivação banal, adotada por um ou mais estudantes contra outro(s),causando os mais variados tipos de sentimentos desagradáveis ao ser humano como, dor, angústia, medo, entre outros. Estas atitudes executadas dentro de  uma relação desigual de poder e resistência, portanto, os atos repetidos entre iguais e o desequilíbrio de poder são as características essenciais que tornam possível a intimidação da vítima. As vítimas de intimidação e chantagem recorrente do bullying, ocorrem normalmente em alunos sem defesas, incapazes de motivar responsáveis e professores para agirem em sua defesa. Trata-se de um problema que afeta as nossas escolas e comunidades, estando inserido em vários setores de nossa sociedade.
A televisão constantemente mostra exemplos de bulling, sondagens escolares mostram que existe em vários países. O padrão de incidência difere pouco de país para país. Embora seja difícil conseguir estatísticas com certa precisão e expressividade sobre a incidência do bullying, devido às diferentes formas de medição e definições, às respostas socialmente desejáveis, entre outros fatores, há resultados internacionais que devem ser considerados.
Justifica-se a implantação desse projeto, com a intenção de minimizar algo que pode afetar drasticamente a vida de pessoas, por toda uma vida de diversas formas, especialmente  psicologicamente, segundo psicólogos.

OBJETIVO GERAL
Desenvolver atividades que venham reduzir, prevenir, evitar, acabar com questão do bulliyng na Escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Refletir ações através de pesquisas relacionadas com o tema;
Produzir textos relacionados ao tema;
Ler livros que apresente os diversos ângulos do bulliyng;
Pesquisar casos semelhantes, para entender suas próprias atitudes;
Desenvolver palestras para os alunos menores;
Produzir cartazes relacionados ao tema;
Desenvolver  atividades que venham evitar qualquer tipo de agressão física ou moral entre pares (como colegas)
Evitar que o aluno seja vítima de agressão física e verbal;
Agir preventivamente contra o bullying;

ATIVIDADES PROPOSTAS PARA O PROJETO
- O que é bullying  e sua origem da palavra;
- Formas de bullying, onde acontece e o que fazer para evitar;
- Teatros;
- Palestra;
- Cartezes;
- Produções de livros e textos;

METOTOLOGIA
O trabalho será desenvolvido em etapas.
1ª ETAPA:  Os alunos  do 8º e 9º ano, farão pesquisas, para montagem de atividades que será desenvolvidas nas demais salas. Palestra, teatro, cartazes.
2ª ETAPA: Os alunos farão a apresentação do tema para demais salas, gradativamente.
3ª ETAPA: Os professores das demais salas trabalharam o tema em suas salas, com produções de textos, confecção de livrinhos e cartazes.
4ª ETAPA: Exposição dos trabalhos, teatro, dança.

RECURSOS: Computador, laptop, papéis diversos, cola, fita, tinta, pincel. E recursos humanos.