quarta-feira, setembro 07, 2011

PROJETO DESENVOLVIDO COMO ATIVIDADE DO MÓDULO IV


Projeto – UCA

Nome dos cursistas : Admar Vieira Marques Júnior, Maria Erineuda de Oliveira Ferreira e Silvana Moraes da Silva.
Título do projeto : Um olhar pela Arte da Fronteira.
Identificação do Local
      Escola: Municipal Maria Lígia Borges Garcia.
      Série: 6º Ano Ú, 7º Ano A e B, 8º B e 9º Ú.
      Número de alunos envolvidos no projeto: 100 alunos.
      Número de professores envolvidos: três.
      Disciplinas envolvidas: Artes, História, Cidadania.
      Participantes externos: Artista Plástico Júlio César Alvarez.
Conteúdos estudados no projeto : História da Fronteira Brasil x Paraguai, Costumes, Vestimentas, Cultura, Dança, Música, Culinária, Lendas, Artistas,Aspectos geográficos e econômicos.
Tecnologias utilizadas : livros, internet,laptop,DVD, data show;
Objetivos : conhecer, analisar e identificar a história da fronteira entre Brasil e Paraguai, compreendendo as principais características sociais, geográficas e culturais que envolvem Ponta Porã e Pedro Juan Caballero;
Justificativa : A Secretária Municipal de Ponta Porã pelo segundo ano consecutivo, está realizando um festival cultural, onde as escolas municipais apresentam os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores nas disciplinas de Artes e Educação Física. O tema deste ano é uma abertura para comemoração dos 100 anos de Ponta Porã, por isso, houve um sorteio para dividir os países que ajudaram a compor a história da mesma. Nossa escola ficou responsável por trabalhar o  Paraguai.
Descrição geral : Como proposta inicial,trabalhar com os alunos a história do Paraguai, fazendo relação com a história de Ponta Porã e Pedro Juan, a partir disso, abordar as principais características que envolvem as cidades citadas, história, costume, vestimenta, culinária, costumes, música, dança, entre outros. Os alunos utilizaram o laptop para ampliar seu conhecimento buscando informações sobre a região, onde cada aluno fiará responsável por elaborar um texto e um desenho sobre o tema, ressaltando as informações que acharem mais pertinentes, associando as informações científicas abordadas nas pesquisas e dos autores trabalhados, com suas experiências pessoais. Para ampliar nosso campo de conhecimento, sobre a Arte na Fronteira, o artista Júlio César irá visitar a escola para desenvolver uma palestra e algumas técnicas de pintura. Depois de desenvolver toda a parte teórica os alunos terão que desenvolver um texto e um desenho sobre os pontos abordados. Os desenhos realizados, servirão para a construção de um colcha de retalhos,onde cada aluno irá contribuir para a elaboração e confecção da mesma. Esses desenhos participaram de um seleção, a qual será escolhido o melhor, onde o aluno terá que pintar uma tela.
Materiais:sulfite, régua, lápis de cor, canetinha, imagens,tela, tecido, tintas, pincéis, linha, agulha,entre outros.
Referências
SELLAMARI,Ponta Porã – Fronteira sem limite! Um olhar de gratidão;CAPUSSO, Educação Turística, Ambiental e Cidadania; SIGRIST, Chão Batido; QUINTAS, Ponta Porã em foco.