sábado, maio 21, 2011

PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA Mª LIGIA BORGES GARCIA - PONTA PORÃ
PROJETO DE  AUTO-ESTIMA, VALORIZAÇÃO DA ESCOLA E AVERSÃO AO BULLYNG

DURAÇÃO DO PROJETO:  de fevereiro a dezembro;
TEMPO: Uma vez por semana no período vespertino e matutino mais o mais  ou meia hora.
REALIZAÇÃO: Profª Mª Erineuda de Oliveira Ferreira( Diretora
PUBLICO ALVO: Todos os alunos funcionários e professores da Escola
  JUSTIFICATIVA
Justificando a necessidade de levar aos alunos mensagens, que faça com que ele reflitam sobre suas ações e atitudes, diante dos colegas, já que , hoje percebe-se que as famílias estão de certa forma desestruturadas, os pais não tem tempo de conversar com seus filhos, porque tanto pai quanto mãe precisam trabalhar fora para manter as famílias;
Justificando a dificuldade que é de pessoas de família diferentes se relacionarem em paz e harmonia já que a violências impera na sociedade por falta de fé e pela perda dos valores, que foram se perdendo ao longo dos anos, o projeto visa  refletir junto com os alunos, assuntos dos quais eles necessitam para se tornarem futuros cidadão honestos e corretos;
Justificando  que a Escola Mª Lígia em 2005, apresentava um quadro de desordem, falta de cumprimento a regras  e  muitos casos de bullyng, inclusive devido a escolar ter um grande número de alunos residindo no  paraguaios que tem uma cultura diferente em relação a valore, era um quadro muito grave, de bullyngs e até falta de respeito com funcionários da escola, o projeto veio para barrar todo e qualquer ato que possa relar a integridade de qualquer pessoa que faça parte da escola incluindo aluno e funcionários, elevando a auto-estima dos que possam de alguma forma algum dia ter sofrido discriminação.
Justificando a falta de respeito e valorização da escola, já que riscavam e quebrava tudo que podiam na escola, cadeiras, vidro, lixeiras entre outras coisas que conseguiam, o projeto veio para procurar resgatar esses valores perdidos, em relação a regras de convivência e a importância de preservar a escola como um espaço que é considerado como o segundo lar dos alunos.

OBJETIVO GERAL

 Desenvolver o ato de conviver em harmonia, cumprir regras, respeitar o próximo e refletir sobre seus atos e atitudes.

OBJETIVOS ESPECÌFICOS

Desenvolver o ato de cumprir regras;
Perceber a importância de pensar antes de falar e/ou agir/
Reconhecer a importância respeitar o próximo e se relacionar bem;
Entender a importância da espiritualidade;

METODOLOGIA
O projeto acontece uma vez por semana em dias alternados, desde 2006, onde são lidas passagens bíblicas, ou textos reflexivos onde se trabalha valores, como a mentira, o roubo, a mágoa, o amor, a fofoca e suas conseqüências, as normas de convivência em grupo entre outros que forem necessários de acorde com os registros disciplinares das turmas, na oportunidade é feito oração e há ao final de cada reflexão o momento cívico.

OBS: Esse é um projeto que foi lançado na Escola Mª Lígia desde 2006, vem dando bons frutos, hoje os alunos já respeitam mais a Escola e aqueles que lá estão, os problemas que temos hoje , não é mais com os adolescentes, são as crianças, pois a pouco estão na escola e percebe-se que cada vez mais está difícil lidar com as crianças e as famílias. No entanto os adolescentes que estudam a mais tempo na escola  e já conseguem refletir sobre as reflexão que são passadas com certeza é bem diferentes.